quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O MEU TIMÃO <3


Entre lutas e vitórias... guerras e derrotas ...
pra sempre IMORTAL TRICOLOR!

Aquele time, que te traz emoção sempre..
que você roe as unhas vendo os jogos...
que você se emociona nas vitórias e até mesmo nas derrotas...
aquele time que é campeão!

ORGULHO BRASILEIRO <3


- Origem


O Grêmio Football Porto Alegrense nasceu de uma bola de futebol, como deveria acontecer com um clube predestinado às maiores glórias. A trajetória vitoriosa começou no início do século XX com o paulista Cândido Dias da Silva, trabalhando há algum tempo em Porto Alegre, e sua bola de futebol.

Nessa época, apareceu na capital gaúcha a equipe de futebol do Sport Clube Rio Grande, com um time montado com jogadores ingleses e alemães. No dia 7 de setembro de 1903, eles foram convidados a fazer uma partida de exibição em um campo de várzea, na Capital. No dia marcado, o local foi tomado por curiosos, entre eles Cândido, com sua bola baixo do braço e atenção redobrada.

Em dado momento, a bola usada pelos ingleses esvaziou, para desapontamento de toda a torcida. Cândido mais do que depressa emprestou a sua, garantindo o final da demonstração. Em troca, ao final da partida, obteve dos jogadores as primeiras lições sobre futebol e, principalmente, as instruções sobre como agir para fundar um clube.

Foi assim que, a 15 de setembro de 1903, trinta e dois rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro (atual rua José Montaury) - onde estão agora os fundos da Galeria Chaves - e deram início à história de um clube vencedor, disposto a superar todos os desafios. Carlos Luiz Böhrer foi eleito o primeiro Presidente, sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alcançaria.

- Primeiros Anos

Nos primeiros anos o clube procurou alicerçar suas bases, primeiramente através da aquisição da Baixada dos Moinhos de Vento, em 1904, um local próprio para jogos e treinos. Depois, com a incrementação esportiva com o Fuss Ball Club Porto Alegre, também fundado em 15 de setembro de 1903, em disputa da antiga Taça Wanderpress, valendo oficiosamente o título da cidade.

Em 1910, o Grêmio ajudou a idealizar e criar a 1ª Liga de Clubes de Porto Alegre, para a realização dos campeonatos metropolitanos. Foi nesta década que o clube começou a jogar contra equipes de outros estados e países, com destaque para a vitória sobre a Seleção Uruguaia por 2 x 1, em 17 de junho de 1916, e a iniciativa na criação da F.R.G.D. (hoje F.G.F.) em 1918, que viria a instaurar o 1º Estadual em 1919.

Nos anos 20, além dos títulos metropolitanos, o Grêmio venceu os Estaduais em 1921/22 e 26, e na década de 30 passou a ser mais conhecido ao derrotar uma série de campeões regionais e nacionais, como Atlético-PR (campeão paranaense), Santos (campeão paulista), Botafogo (campeão carioca), Wanderers (campeão uruguaio e do Rio da Prata) e Independiente, (bicampeão argentino e do Rio da Prata). Estas vitórias, associadas aos títulos estaduais e metropolitanos, especialmente o título Farroupilha de 1935, criaram uma mística em volta do clube da Baixada que passou a receber o apelido de “derrubador de campeões”.

- Um Time Campeão

Contudo, foi em 1949, em meio ao processo de internacionalização do futebol do pós-guerra, que o Grêmio entrou para a história do futebol internacional. Primeiro, ao bater o poderoso Nacional de Montevidéu, em pleno estádio Centenário, por 3 x 1, durante os festejos dos 50 anos da equipe uruguaia. E depois em uma vitoriosa excursão invicta à América Central.

Estes acontecimentos aceleraram as mudanças internas no clube, que necessitava de um estádio maior para acomodar seus torcedores e para recepcionar grandes times do país e do exterior. Em 1954, foi inaugurado o estádio Olímpico, iniciando um período áureo de conquista de 12 campeonatos em 13 disputados: o pentacampeonato estadual de 1956 a 60 e o heptacampeonato gaúcho de 1962 a 68. Participou, ainda, da Taça Brasil (antigo Campeonato Brasileiro) em quase todos estes anos, bem como do Robertão em 1967, que serviu de modelo para o atual Campeonato Brasileiro instituido em 1971. Foi também campeão Sul Brasileiro invicto de 1962, campeão da Taça "Rio de la Plata" de 1968, além das grandes excursões à Europa de 1961 e 62, que o tornaram mundialmente conhecido.

Nos anos 70, o Grêmio virou uma grande Sociedade, promoveu dois congressos de clubes tricolores da América do Sul em 1971, reeditou e conquistou, no mesmo ano, a antiga Taça do Atlântico de Clubes e reconquistou a hegemonia regional em 1977, 79 e 80.

Depois da reinauguração do Olímpico em 1980, o Tricolor foi Campeão Brasileiro em 1981, Vice-Nacional em 1982, Campeão da América e do Mundo e Campeão da Copa Los Angeles em 1983, Hexacampeão Gaúcho de 1985/90, Campeão da 1ª Copa do Brasil em 1989 e Supercampeão Brasileiro em 1990.

De 1991 para cá, o clube, apesar da passar por alguns momentos dificeis no início desta década, retomou o caminho das vitórias, conquistando uma série de títulos: os Gauchões de 1993, 1995, 1996, 1999 e 2001; a Copa do Brasil em 1994, 1997 e 2001; a Copa Sul-Brasileira de 1999; e, principalmente, o Bicampeonato da Libertadores da América e Copa Sanwa em 1995, a Recopa Sul-Americana e o Bicampeonato Brasileiro em 1996. Afora estas conquistas, o Grêmio ganhou vários torneios internacionais em excursões pelo mundo.

No futebol amador, o clube conquistou em 1974 o primeiro Campeonato Brasileiro Infantil, disputado em São Paulo, e em 1996 foi campeão do Internacional Youth Soccer, em Shizuoca no Japão. Em 2004, foi campeão da Copa Brasil Sub-17, em Macaé-RJ e, em 2005, os juniores conquistaram o título de campeões invictos da 1ª Copa da Amizade em Okayama, no Japão, alêm de outras conquistas importantes.

- Outros Esportes

Todavia, o esporte bretão não foi nem é a única atividade esportiva do clube. Apesar do futebol figurar como a principal prática desportiva, o Grêmio também se destacou em esportes ditos amadores, como o tênis, praticado desde 1912 e introduzido efetivamente em 1916, com seu período áureo em 1926, quando se tornou campeão da Cidade e do Estado.

No basquete o Tricolor também brilhou, vencendo os campeonatos da Cidade e do Estado de 1934, 55 e 56. No vôlei, o Grêmio foi vitorioso em vários anos, destacando-se as seqüências de títulos em 1929 a 35 e de 1954 a 60 (Heptacampeão nas duas ocasiões). No ciclismo, foi uma força nos anos 50 e, no futebol de salão, viveu seu grande momento no início dos anos 70, mesma época em que o remo do clube arrecadava grandes vitórias. O judô se destacou nos anos 70 e continua forte até os dias de hoje.

No entanto, foi com o atletismo que o Grêmio atingiu sua maior magnitude, com a conquista do bicampeonato do Troféu Brasil em 1958/59 e do triscedecacampeonato Gaúcho de 1956 a 68. Merecem ser mencionados, ainda, esportes como o tiro, tênis de mesa, bolão, columbofilia, automobilismo, xadrez, pugilismo, escotismo, pesca, bridge, pólo, futebol feminino, entre outros.

- O Clube

As cores do Grêmio são azul, preto e branco e desde 1946 o clube tem como mascote a figura de um Mosqueteiro. Seu primeiro campo, a Baixada dos Moinhos de Vento, inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre e abrigou o time até 1953. Em 19 de setembro de 1954 foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com a finalização da construção do anel superior, o estádio passou a chamar-se Olímpico Monumental.

Hoje, ele ocupa 83 mil metros quadrados, com capacidade para 55 mil espectadores comodamente sentados, já tendo comportado 98 mil pessoas em uma época em que ainda não se observavam as atuais normas de segurança e antes da colocação de cadeiras em todo o anel superior. Ainda completam o complexo do estádio 45 camarotes de luxo, 26 cabinas de imprensa, estacionamento interno, piscinas, gramado suplementar, centro administrativo, quadro social, Memorial, e lojas Grêmiomania.

Além disso, a geografia patrimonial do Grêmio inclui uma sede em Eldorado do Sul, a poucos minutos de Porto Alegre e futuro Centro de Treinamento do clube, já com vários campos de futebol; uma sede recreativa para sócios na Ilha Grande dos Marinheiros; o departamento de Remo; e o Parque Cristal com 70 mil metros quadrados, onde funciona a Escolinha de Futebol, hoje com mais de 2000 alunos inscritos.

FONTE: http://www.gremio.net

Um comentário:

  1. Hó timão? aquele do pumba? do rei leão. rsrssr
    abraço , muito bacana teu blog, um dia eu chego lá .

    ResponderExcluir